Untitled-1

Tipos de Cobrança de Crédito

Após separar os vários efeitos da política creditícia no desempenho de uma empresa, um analista de crédito deve ponderar qual é a melhor política creditícia

Crédito Liberal (Cobrança Rigorosa)

As empresas em geral vendem para qualquer cliente, sem saber ao certo qual seu valor limite de crédito, por essa razão os atrasos no pagamento são muito comuns. Esse tipo de crédito inclui um acompanhamento de cobrança conveniente, avaliação e cobrança de encargos moratórios, e ação judicial rápida. Nesse caso, programas organizados de cobranças facilitam o trabalho e podem gerar um lucro maior.

Crédito Rigoroso (Cobranças Liberais)

Nessa opção a verificação do crédito do cliente se torna mais rígida e os procedimentos da aprovação são seguidos rigorosamente. O crédito passa a ser liberado somente para bons clientes, avaliados pelo setor de cadastro e aprovados por terem expectativas positivas de pagamentos. São utilizadas para comprovação de renda as garantias pessoais, cartas de crédito e outras formas legais de declaração. Raramente ocorrem problemas com atraso de pagamento, devido às práticas anteriores que minimizam as chances de isso acontecer, porém as vendas e receitas para essa opção não são otimizadas.

Crédito Liberal (Cobranças liberais)

Vendas a crédito são comuns para qualquer cliente, sem análise do seu histórico creditício. As cobranças são realizadas vagamente e os níveis de venda crescem, porém novas dívidas são incrementadas rapidamente. Uma política de cobrança e crédito liberais resultam em menor lucro e grandes perdas, se comparado a outros tipos de políticas. Muitas empresas que optam por essa modalidade, tornam-se insolventes.

Crédito Moderado (Cobranças Moderadas)

O crédito moderado pode ser uma ótima política de cobrança para as empresas. Ela possibilita o crescimento das vendas, oferece mais condições de recebimento, margens de lucro e fluxo de caixa. Essa é a melhor opção para alcançar o equilíbrio nos negócios. São aceitáveis os custos de avaliação de crédito e as perdas.

Após conhecer todas as opções de cobrança de crédito, suas vantagens e desvantagens, o analista deve ponderar qual a política que melhor se encaixa com a sua empresa. Se por fim não for possível chegar em um consenso de qual a melhor, poderá ser considerada uma que se situe entre as cinco. Utilizando-se dos cinco instrumentos de crédito é possível formar uma base adequada para negociar com os clientes, encontrando o equilíbrio necessário e o êxito nos negócios.

Fonte: Portal Educação